segunda-feira, 14 de maio de 2012

Evolução do Ensino e Aprendizado

Tenho buscado bastante referências para construir um plano consistente para a evolução das metodologias, técnicas e processos de ensino e aprendizagem utilizadas pela educação pública. E durante minhas leituras encontrei algumas coisas que me motivaram ainda mais a prosseguir.

A primeira delas é ver que cada vez mais encontramos grandes instituições como Harvard e o MIT interessados em entender o processo de aprendizagem para poder evoluir em suas metodologias (mais do que natural, certo?).

Segue a reportagem publicada no site da EXAME - Harvard e MIT anunciam cursos online gratuitos. Leia o parágrafo que destaca:


"Drew Faust, reitora de Harvard, afirmou, durante coletiva de lançamento, que a intenção não é apenas tornar o conhecimento mais acessível, mas também saber mais sobre como os alunos aprendem e, assim, poder ensiná-los de forma mais eficaz. "Dois dos meus compromissos mais importantes como reitora são aumentar o acesso à educação e fortalecer ensino e aprendizagem", disse a reitora, segundo comunicado oficial de Harvard. "O EdX nos permitirá avançar em ambos, de forma como nunca imaginamos."


Além disso, tenho encontrado diversos indícios que deixam claro que o processo de autoeducação ou autoestudo está cada dia mais sendo fomentado pelas instituições. O que nos leva a crer que todo o processo educacional está sendo repensado pelos grandes educadores, pois para atendermos as expectativas de uma geração tão antenada com as tecnologias atuais, temos que oferecer recursos muito superiores para auxiliá-los em um mercado totalmente globalizado e com uma concorrência tão bem preparada.

O grande desafio é elaborar planos que comprovadamente apresentem uma melhor absorção do conhecimento frente aos métodos utilizados nas instituições públicas atualmente. Você tem alguma sugestão?

Links relacionados:
The future of self-knowledge
A Evolução no Ensino: Novas Tecnologias
A evolução do ensino a distância
Metodologia do ensino de teatro
Documento - Metodologia de Ensino (Download)
Youtube Education
Veduca
FGV online

Nenhum comentário:

Postar um comentário