quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lição de Casa



Pensando um pouco a respeito de como gerar bons pensadores, críticos de verdade, vejo que tudo já foi falado: boa base familiar em parceria de bons educadores. Os passos dos vencedores são construídos na segurança de um lar fraternal e disciplinado.

Óbvio que existem exceções, afinal de contas estamos falando do ser humano, uma espécie tão especial que consegue se adaptar a qualquer ambiente do planeta e que consegue superar suas próprias limitações para seguir sobrevivendo e algumas vezes se tornar um vencedor por excelência.

Mesmo assim, na grande maioria dos casos se faz necessária a presença de pais presentes e atentos, que sabem dizer não e sim nos momentos certos. Que saibam valorizar os acertos e que estejam dispostos a trabalhar os erros com seus filhos.

Estamos em um mundo que cada dia mais se distancia dos valores morais e éticos para se preocupar com valores econômicos. Posso ver claramente as palavras de Charles Chaplin estampadas em nossa sociedade:

"A cobiça envenenou a alma do homem, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade."

Qual é o real valor de uma pessoa? No que devemos focar nossos esforços ao educar uma criança? Será que é na premissa de que ele seja bem sucedido como um empresário, um ícone do esporte ou da música? Seria utopia tentar apenas educar nossas crianças a serem apenas bons seres humanos. Afinal de contas, o que define o sucesso de alguém? Quanto dinheiro essa pessoa consegue acumular? Quantos bens ela possui?

Sei que o conforto e as regalias que o dinheiro nos dá fazem muita gente pensar que estas são as coisas mais importantes na vida. A felicidade não será encontrada no pote de ouro no final do arco-íris, mas na caminhada que leva até ele, valorizando cada conquista e desafio enfrentado durante o percurso.

Comecei este texto com a idéia de falar efetivamente sobre lições de casa... sim, essas que os professores nos solicitam, as quais muitas vezes não fazemos. Todavia, vejo que a lição para casa hoje é outra. Aprender o verdadeiro sentido dos atos que realizamos - será que eles são condizentes com aquilo que a gente prega e acredita? Sei que talvez toda essa reflexão seja profunda demais para um tema tão casual, corriqueiro, mas as vezes temos que ir no fundo de questões mais existenciais para achar subsídios para motivar nossos filhos e alunos.

Hoje, se for ajudar seu filho em sua lição de casa, entenda verdadeiramente seu papel, sua função: como auxiliador, como responsável. Participe efetivamente, como autoridade, com postura. Não faça a lição de seu filho, ao invés ajude ele a fazer. Se fizer a lição dele estará ensinando tudo o que ele não deve aprender:

  1. estará mostrando a ele que você não acredita em sua capacidade de fazer o trabalho; 
  2. que ele sempre poderá deixar as responsabilidades para outra pessoa; 
  3. diminuirá o real valor do entendimento, do esforço e consequentemente, do prazer da realização de suas tarefas.
Enfim, mesmo em meio às dificuldades e correrias da vida moderna encontre um tempo para participar da vida escolar de seus filhos, pois assim você poderá viver e sentir novamente os prazeres e desprazeres dos bons tempos de escola e ainda fará toda a diferença para o amadurecimento emocional e intelectual de seus pequenos! Afinal, quantos não gostariam de ter tido essa oportunidade?

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Use as melhores ferramentas para ensinar ou aprender!



A Internet é um ambiente tão vasto que geralmente é comparado ao mar e suas ferramentas de busca (Google,  Yahoo, Bing, etc.) às bússolas dos navegantes. Com a crescente onda de informações na rede creio que ficará mais claro se fizermos uma analogia com o Universo.

Quanto mais complexo fica esse ambiente, mais difícil de nos mantermos antenados, ou melhor "plugados", com as melhores ferramentas, metodologias e conteúdos mais atuais. Para auxiliar os leitores do Ensino Social na hora de decidir quais ferramentas e sites utilizar, passo aqui uma relação dos que considero muito úteis para quem busca aprender por conta própria (os chamados autodidatas) ou para quem está ensinando/lecionando. Segue abaixo a minha lista:

Categoria - Vídeos

  1. YouTube - o site de videos mais famoso do mundo também possui uma infinidade de materiais para estudo;
  2. TED Talks - palestras brilhantes sobre os mais variados temas;
  3. Khan Academy - este site foi criado com a idéia de revolucionar o ensino no mundo. Separadas por matérias e assuntos as aulas são muito claras e objetivas;
  4. Veduca - vídeo-aulas disponibilizadas por grandes universidades do Brasil e do mundo;
  5. Camtasia - este software (pago) permite que você grave a tela de seu computador para criar suas próprias vídeo-aulas.
  6. CamStudio - também realiza a gravação da tela do computador, mas de maneira muito mais resumida, com poucos recursos, porém, é gratuito;
  7. Coursera - um poderoso portal com cursos completos com vídeos, documentos, testes e muito mais. Esse eu uso muito (pena que não tenha tanto material em português ainda).

Categoria - Comunicação

  1. MSN - popular ferramenta de troca de mensagens; permite conversação em vídeo e compartilhamento de arquivos.
  2. Skype - outro programa famoso, mais específico para chamadas em áudio e vídeo (Voz sobre IP). Permite que seja utilizado o seu aparelho celular para conversar com seus contatos.
  3. Google Hangout - ferramenta de vídeos da rede social do Google (Google Plus). É necessário ter uma conta na rede social para utilizar, porém, é muito interessante para conferências e pelo conteúdo que já possui.
  4. Twitter - muitos profissionais de educação já estão usando essa plataforma para diversos fins, como anunciar provas, dar dicas de estudo e leitura, etc. Então, esteja conectado.

Categoria - Blogs

  1. Edublogs - plataforma para criação de blogs específica para os educadores e educandos; 
  2. Tumblr - excelente ferramenta gratuita para criação de blogs; 
  3. Blogger - nosso blog está sobre esta plataforma não por acaso :) 
  4. Wordpress - ótima ferramenta com diversos plugins e temas que poderão tornar seu blog tão completo quanto um portal web;

Categoria - Geração de Conteúdo

  1. LearnBoost - aplicativo online que permite criar e gerenciar cursos na web. Muito bom para cursos de línguas estrangeiras, com integração com Facebook e Google Calendar;
  2. Google Drive - o Google Docs + toda uma estrutura para armazenamento de documentos na web; 
  3. Moodle - sistema de gerenciamento de conteúdos para cursos online, apoiado por uma grande comunidade de software livre;
  4. Evernote - aplicativo web que permite capturar conteúdo em quaisquer sites, seja inteiro ou aos pedaços;
  5. Jing - aplicativo que permite produzir tutoriais e videos de maneira prática e rápida - necessita instalação.

Categoria - Leitura

  1. Google Livros - biblioteca virtual do Google.
  2. Domínio Público - biblioteca virtual com arquivos digitais de domínio público, desenvolvida pelo Ministério da Educação;
  3. Wikipedia - A maior enciclopédia digital da Internet.
Categoria - Apresentações
  1. Slideshare - quer fazer suas apresentações e compartilhar elas com a comunidade? Essa é a plataforma. Além disso você terá acesso a uma infinidade de apresentações brilhantes;
  2. Prezi - e que tal apresentações que deixam todos de boca aberta? É possível, acredite e use este aplicativo web para produzir as suas;
  3. Wikipedia
Categoria - Extras
  1. MindMeister - excelente ferramenta para criar mapas mentais... ótimo para estudar ou apenas para organizar suas idéias;
Se você tiver sugestões de outras ferramentas não listadas aqui comente abaixo. Ótima semana!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Independência ou morte

Mais um ponto importante a destacar no projeto é a maneira independente de gerir o mesmo. Pois para que a coisa evolua numa velocidade constante, sem os entraves das indas e vindas burocráticas, é necessário que a mesma seja pensada, executada, produzida de maneira autônoma e com a participação de toda uma sociedade.

Temos que atuar nos moldes ateniense, já que somos cidadãos, todos temos direitos e deveres a serem realizados politicamente, sem que para isso tenhamos que nos eleger pra algum cargo público ou algo do tipo.

Há alguns anos começaram a brotar diversas entidades se intitulando sem fins lucrativos, nos mais diversos segmentos, defendendo toda sorte de grupos e classes sociais. Essa foi a febre das ONGs. O que no começo se julgou muito útil para a distribuição das responsabilidades, tanto de fiscalização, quanto de execução de tarefas de cunho público, se tornou um engodo, um peso e muitas vezes mais um ramo para a atuação de quadrilhas especializadas em roubas dinheiro público.

De qualquer forma, não tenho interesse de tratar o assunto profundamente, pois, a idéia aqui é apenas deixar claro que o modelo não é esse, e sim o de apenas trabalharmos de forma social, realmente, sem esperar o lucro monetário, "apenas" todos os benefícios evolutivos que a sociedade herdará com a melhora na educação de nosso povo.

A idéia principal é que cada um tem aptidões particulares que podem colaborar e muito para a revolução educacional. Através das idéias o Homem tem moldado a realidade, construído novos caminhos para que a sociedade possa caminhar, avançar, muitas vezes para fugir da extinção.

Acima de tudo, acredito no potencial humano, no potencial do brasileiro, um povo que mesmo sem a melhor educação, sem os melhores centros tecnológicos, com toda a corrupção em que vive, conseguiu se tornar um dos países mais ricos e competitivos do mundo. Se pudermos usar as ferramentas e recursos que temos hoje para produzir conhecimento e disseminar de maneira mais igual, poderemos viver com a esperança de um futuro mais justo, mais prazeroso e com muito menos opressão.