quinta-feira, 11 de abril de 2013

Movimento 180º - Nas escolas



Gostaria de aproveitar o espaço do Ensino Social para divulgar o trabalho do meu amigo Gustavo está realizando para auxiliar pessoas carentes, buscando resgatá-las das drogas. Alguns preferem criticar e outros agir! Parabéns Gu e Carol pelo lindo trabalho.

Quem quiser saber mais acesse o blog do projeto Movimento 180: Nas escolas ou a página do Facebook deles

Por um país mais justo para todos os brasileiros!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Gestão de Projetos no Ensino

Parece algo estranho falarmos de um assunto tão "empresarial" como o Gerenciamento de Projetos relacionando com o ensino. 

Mas se pensarmos que todos os cursos tem um objetivo - transferir determinado conteúdo para seus alunos - em um prazo definido (período de 1 ano) - dessa forma, teremos os requisitos básicos necessários para gerir isso como um projeto.

Esse conceito não é novo, porém, não vejo nenhuma escola pública (talvez nem privada) que aplique esse tipo de gestão de maneira eficaz no Brasil, atualmente. O processo para a realização do gerenciamento de projetos requer algumas competências e atividades, que na maior parte das instituições não são buscadas, identificadas ou encontradas em seus colaboradores. Algumas vezes os administradores dessas escolas acreditam que o esforço para a implantação das práticas de gestão são "pesados" demais para serem implantados e que estes não trarão benefícios significativos, em outras palavras, o custo/benefício parece ser ruim para eles.

Ainda assim, existem diversas práticas já realizadas pelas escolas que são comuns ao Gerenciamento de Projetos - seja através da gestão dos recursos (pessoas, salas, materiais escolares, eventos, etc.), ou pela busca por resultados e melhorias dos cursos através de atualização e reciclagem dos conteúdos didáticos, etc. Se analisarmos com calma veremos várias similaridades e pontos que já tem se beneficiado dessas metodologias. Porém, há muito mais a ser feito.

Um conceito muito utilizado na Gestão de Projetos de Tecnologia que julgo ser de grande utilidade para a gestão escolar é a metodologia ágil denominada Scrum.

Diversos pontos positivos do Scrum poderiam ser aplicados à gestão dos processos envolvidos nas instituições de ensino, tais como:


  • Sprint - é a unidade básica de desenvolvimento em Scrum. Sprints tendem a durar entre uma semana e um mês. São um esforço dentro de um período de comprimento constante;
  • Equipe (Team) - um grupo multifuncional com cerca de 7 pessoas e que fazem a análise, planejamento, implementação, avaliação, entre outros. Agrupando os alunos com diferentes habilidades e as vezes até com graus de aprendizado diferentes produzirá um melhor aproveitamento de toda a classe (e evita a formação das panelinhas dos Nerds);
  • ScrumMaster - pessoa responsável por mantém os processos - algo como um gerente de projeto. Neste caso pode ser o professor ou algum aluno escolhido pela classe, ou pelo grupo;
  • Proprietário do Produto (Product Owner) -representa os stakeholders e o negócio. No caso do ensino serão os pais e os responsáveis pela direção da escola;
A idéia de aplicar Scrum no dia a dia das escolas não é uma idéia nova e já existe até um grupo nos Estados Unidos que faz esse trabalho, Scrum in schools.

Acredito que a aplicação dessa metodologia nas escolas brasileiras produzirá muitos bons frutos e os resultados serão logo percebidos por todos.

Gostou da idéia? Tem alguma dúvida? Questione nos comentários ou envie um email! 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Evento: Transformar 2013 chega a São Paulo

No próximo dia 4 de abril acontece na cidade de São Paulo o evento Transformar 2013, que tem por objetivo discutir e apresentar idéias sobre o tema experiências inovadoras para a educação.

A educação transforma o mundo. E a inovação transforma a educação. Este é o lema do evento que trará nomes consagrados no mundo educacional e tecnológico, tais como Anant Agarwal, professor do Massachussets Institute of  Tecnology e presidente do edX, plataforma web criada em Harvard, junto ao MIT, oferece cursos simultaneamente para diversos países. José Ferreira, representante do Knewton, maior empresa de ensino adaptativo do mundo, com mais de 1 milhão de alunos utilizando sua plataforma revolucionária de aprendizagem. E ainda Diane Tavenner, da Summit Schools (California) é uma rede de escolas que mescla educação baseada em projetos.

O evento acontecerá no Hotel Maksoud Plaza, na Alameda Campinas 150, São Paulo.
Uma ótima notícia é que todas as atividades terão também transmissão ao vivo pelo Youtube.

Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias do evento? Acompanhe pelo twitter @fundacaolemann