terça-feira, 28 de maio de 2013

Dica para Educadores: Aoka - Education Revolution



A empresa Aoka realiza programas intensivos de Aprendizagem Experiencial, os chamados Aoka Learning Journeys (Jornadas de Aprendizagem), que funcionam como verdadeiros catalisadores de conhecimento.

Uma jornada de aprendizagem é uma experiência vivencial que desafia seus participantes a questionar premissas e teorias, a partir da sensibilização, da prática, da inspiração e das provocações que a viagem traz, conduzindo a uma jornada pelos conceitos mais modernos de educação de jovens e adultos.

A proposta da instituição é apresentar aos educadores escolas que estão formando empreendedores do futuro, utilizando metodologias revolucionárias, baseadas na aprendizagem experiencial, vivenciando e conhecendo na prática as metodologias de ensino e participando de ricos diálogos com os líderes e alunos de cada instituição, sempre acompanhados por uma equipe de facilitadores graduados pela Kaospilots e profissionais da Aoka.

“Em tempos de mudança os aprendizes herdam a terra, enquanto os que se dizem letrados se encontram equipados para lidar com um mundo que não mais existe.” Eric Hoffer
Para quem essa viagem é recomendada:

  • Quem pensa e decide na educação do futuro no Brasil;
  • Quem busca criar ambientes de aprendizado na sua empresa, na sua escola, dentro da sua organização;
  • Quem busca trazer inovação ao seu dia-a-dia e aos seus clientes;
  • Quem lidera ou participa de processos de mudanças culturais e organizacionais;
  • Quem busca empreender ou criar ambientes empreendedores onde atua;
  • Quem busca entender e praticar sustentabilidade de maneira profunda e com significado;
  • Quem busca conexão com seu próprio propósito e vocação, para si e para outras pessoas.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Como as crianças e adolescentes usam a Internet


Como crianças e adolescentes brasileiros acessam e utilizam a Internet? Quais são os riscos que eles enfrentam no ambiente digital? Como eles percebem esse universo.
Estes são alguns dos assuntos abordado pelo livro TIC Kids Online Brasil 2012, lançado este ano pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) e disponibilizado gratuitamente para download (340 páginas, formato PDF).
O livro, resultante de 1.580 entrevistas realizadas em 2012 com crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos, traz dados relativos às experiências, práticas e preocupações dos pais relacionadas ao uso da Internet por parte dos seus filhos.
A obra conta ainda com artigos de especialistas de universidades brasileiras, que analisam indicadores da pesquisa.