Como

O princípio fundamental do projeto é despertar no cidadão comum o desejo pelo aprendizado, trazendo à luz seu poder transformador para cada em e para a sociedade.

Quando adquirimos conhecimento estamos, acima de tudo, buscando entendermos o mundo a nosso redor e a nós mesmos. Saber como as coisas funcionam só faz sentido quando entendemos nosso papel como interlocutor nesse processo.

Após analisar os casos recorrentes de falta de interesse, baixo rendimento e evasão escolar, percebe-se que a grande problemática esta dividida basicamente entre questões administrativas e de comunicação.

Dessa forma, temos que atuar em duas frentes distintas: uma que trata da gestão e organização das instituições e seus cursos. A outra trata dos elementos envolvidos na transmissão da mensagem principal - o conhecimento, ou o aprendizado. Sendo assim, temos um quadro que exemplifica o modelo de forma simples e direta:

Os elementos base são o Emissor (Professor) e o Receptor (Aluno). Tratar o indivíduo é uma matéria complexa e que requer conhecimentos profundos, muito bem trabalhada pela psicologia, pedagogia, sociologia entre outras "gias" - este não é o nosso objetivo. Claro que esses conhecimentos darão embasamento para a construção de meios eficientes de chegarmos ao nosso objetivo, trabalhando as particularidades de cada indivíduo, identificando as melhores formas de despertar o desejo por aprender e também a maneira mais eficiente e eficaz de reter aquilo que foi aprendido.

Os quadros destacados em laranja no diagrama representam os pontos em que podemos ter maior influência e sobretudo aqueles que criar grandes possibilidades de atingirmos o objetivo proposto. Através da definição correta dos métodos, ferramentas e sobre a forma de transmissão do conhecimento, conseguiremos trazer resultados muito mais consistentes e escaláveis ao modelo de ensino público em nosso país.

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